Com intuito de promover e celebrar o lançamento europeu de "Zero Escape: Virtue's Last Reward", decidi traduzir para português a entrevista a Kotaro Uchikoshi, o autor, que se encontra no site da Aksys.
A distribuidora americana tem disponibilizado inúmeras informações sobre o jogo, acompanhando o aproximar do seu lançamento, existindo para isso um site oficial. Já a Rising Star Games, responsável pela distribuição europeia, não se tem mostrado muito preocupada em oferecer-nos o mesmo tipo de conteúdo. Não nos podemos queixar, claro. Afinal, há uma obra-prima a caminho das nossas 3DS.
Entrevista 1: Por Detrás de Zero
A distribuidora americana tem disponibilizado inúmeras informações sobre o jogo, acompanhando o aproximar do seu lançamento, existindo para isso um site oficial. Já a Rising Star Games, responsável pela distribuição europeia, não se tem mostrado muito preocupada em oferecer-nos o mesmo tipo de conteúdo. Não nos podemos queixar, claro. Afinal, há uma obra-prima a caminho das nossas 3DS.
Entrevista 1: Por Detrás de Zero
por Kotaro Uchikoshi (Autor)
O que é que te inspirou a criar a sequela de 999, Virtue's
Last Reward? Quais são alguns dos temas principais deste jogo?
Não acho que seja bem "inspiração", mas
o "999" recebeu ótimas críticas nos EUA e essa é a razão principal
que nos levou a produzir o "Virtue's Last Reward". Depois do lançamento de "999" nos EUA, recebemos
muitos elogios e mensagens de agradecimento no nosso Facebook e Twitter, por
parte de pessoas de todo o mundo. Nós é que devíamos mostrar apreço. Estamos muito agradecidos e é uma
grande honra.
Para além disso, antes do lançamento japonês de "VLR", pusemos
trailers e o vídeo de introdução no YouTube. A maioria dos comentários que
recebemos nesses vídeos eram em inglês. Analisámos os registos de acesso e só 30% dos visitantes
eram do Japão. Os restantes 70% eram de países onde se fala inglês. Na indústria japonesa de videojogos é extremamente raro
acontecerem coisas assim - especialmente antes do jogo ser sequer adaptado para
o ocidente. Este facto fez-nos aperceber que o "999" é um jogo adorado não apenas nos EUA, mas também
no resto do mundo.
É claro que decidimos começar a produzir o "VLR" antes de
lançarmos os vídeos no YouTube, mas ouvimos notícias de que muitas pessoas nos
EUA estavam a apoiar-nos, por isso foi bastante natural pensarmos, "Porque não fazer uma
sequela?"
Anime promocional de "VLR" colocado no YouTube, legendado por fãs.
Já agora um pequeno aparte, a razão pela qual recebemos
tantos elogios pelo "999" nos EUA deve-se à Aksys. Por isso como será a Aksys a
adaptar "VLR", é bastante óbvio que a qualidade da tradução será muito alta. Não há dúvidas em
relação a isso. Garanto-vos!
O tema de "VLR", como é óbvio, fala sobre o aquecimento global
e a destruição do meio ambiente. Estou a brincar, ah ah ah. Mas estão a ver? Os
humanos conseguem mentir sem muito esforço. "Mentir" e "trair"...
estas são algumas das temáticas principais neste jogo. No entanto, as
personagens principais do jogo não mentem por capricho ou por diversão. Cada um
deles tem as suas próprias crenças, propósitos e objectivos, e de forma a
manterem-se fiéis a isso terão de escolher "trair". Acho que o
verdadeiro divertimento neste jogo é tentar resolver esses mistérios.
Outro pilar do sistema de jogo é a "seleção" e a
"decisão". Vais escolher "sim" ou "não"? Deverás
ir para a esquerda ou para a direita? Deverei bater na rapariga bonita do meu
trabalho/escola ou não...? As nossas vidas são constituídas por um número
infinito de "seleções" que se sobrepõe umas às outras, por isso esta
criação da história a partir de uma seleção contínua é outra grande temática
neste jogo.
Pelos vistos, um traço característico de Sigma é dizer hell muitas vezes.
Com que personagem de 999 ou VLR te identificas mais e
porquê (sem spoilers)?
É difícil dizer-vos um nome sem estragar surpresas. Se me
deixarem dar alguns spoilers, então poderei dizer definitivamente com quem me
identifico... Ah ah ah.
Mas como acho que não me vão permitir fazer esses spoilers,
consigo identificar-me com as infelizes circunstâncias do Sigma e com o amor
sincero do Tenmyouji. Para além desses, também me identifico indirectamente com
a atitude fria da Phi, a pureza e honestidade da Luna, a astúcia do
Dio, a calma do K, a atitude diferenciada da Clover e a inocência e vivacidade
do Quark. Todas elas são características presentes em mim, por isso é claro que
consigo identificar-me um pouco com todos eles. A única coisa que não tenho são
as mamas da Alice. Embora não possa identificar-me com as suas mamas, gosto
delas.
Sigma conhece Phi e Alice, constatando algumas diferenças evidentes.
No jogo 999, a "Teoria dos Jogos" tem um papel
importante e em VLR passa a ter um papel central por afectar directamente o
destino dos novo participantes. O que é que o fascina sobre esta ideia?
Quando se fala de teoria gay, sou um perito reconhecido, mas
em relação a teoria dos jogos (game theory) confesso que sou um total amador,
por isso não posso elaborar muito. Porém, tanto quanto sei, não existem
intervenções acidentais na teoria dos jogos, o que é - para mim - o aspecto
mais fascinante sobre isso.
Na roleta, ou com dados, ou com um baralho de cartas, os
resultados baseiam-se sempre em probabilidades. A parte divertida desta teoria
vem da previsão lógica de um indivíduo que diga, "Eu acho que a outra
pessoa vai tomar este tipo de atitude por isso vou fazer isto." Mas ao
mesmo tempo, os humanos não tomam sempre decisões lógicas e racionais, e se
todos estiverem focados no ganho pessoal e tomarem decisões racionais baseadas
nisso, não só irão trazer desvantagens ao grupo, como também para si próprios. Este jogo demonstra esse dilema, que é o que eu acho
particularmente interessante.
Parte do conjunto de personagens neste jogo.
Além do mais, o que é que significa
"racionalidade"? A progressão deste jogo consiste em jogar o Ambidex Game. Tu
e o teu adversário têm de escolher "Aliar" ou "Trair". Se
ambos escolherem aliar, ambos ganham 2 pontos. Se um escolher aliar e outro
escolher trair, o que tiver escolhido aliar perde 2 pontos. E quando os pontos
descem até zero morres.
Por exemplo, digamos que tu e o teu adversário têm ambos 1
ponto. Se o teu adversário disser, "Garanto-te que vou escolher
aliar!" o que farás? Escolherás aliar? Ou trair? Se o teu adversário realmente escolher aliar e tu escolheres
trair, vais essencialmente causar a sua morte. Por outro lado, se o adversário
tiver mentido e escolher trair quando tu escolheste aliar, então morres tu.
Por isso pergunto novamente: que opção irás escolher? Irás
confiar neles e escolher aliar? Ou pelo contrário, irás escolher trair? Qual
dirias que é a decisão mais "racional"?
Em "VLR" encontramos vários quebra-cabeças: um de deslize, um de códigos, um de
lógica, um de matemática, um de painéis, um de linhas, um de pesos, um de
dados, um de ampulheta, um de relógio, um de cocktail, um de bilhar, um de
dardos, um de jukebox, um de DNA, um de pH, um com uma medusa, um com
um boneco do Zero III, um ligeiramente pervertido, e muitos
outros.
Um dos quebra-cabeças encontrados em "VLR".
Isto é apenas uma pequena porção do que podem encontrar no
jogo. Há muito mais que isso. A parte de escapar é em si mesmo um grande
quebra-cabeças, e há 16 momentos desses. Para os fãs de quebra-cabeças este é
um jogo para ficarem babados, sem dúvida.
Então o que dizer sobre aqueles que não gostam desse tipo dee
jogos? Bom, não se preocupem! Podem alterar o nível de dificuldade para
"fácil" e os personagens acompanhantes fornecerão pistas super úteis
para resolver os quebra-cabeças. Além disso, a parte de escapar de "VLR" tem
muitos truques divertidos. São muito inteligentes, por isso consegue-se jogar
até ao final sem nunca ficar aborrecido. Há muito pelo qual podem esperar!
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